Como limpar o seu colchão

Como limpar um colchão?

Saber como limpar o colchão de forma correta pode fazer com que este dure muito mais tempo. Leia e siga o nosso guia de 7 passos.

Porque deve limpar o seu colchão?

O seu colchão atrai sujidade e pó. Todas as noites, emitimos entre 2 a 10 dl de suor enquanto dormimos, que penetram no colchão e na roupa de cama. Ao longo de um ano já são bastante litros para o seu colchão absorver, e isto deixa vestígios. A humidade pode deixar manchas feias e atrair fungos e ácaros causadores de alergias e prejudicar o sono.

How to clean your mattress with JYSK

7 dicas para limpar o seu colchão

Limpar um colchão pode parecer um pouco trabalhoso, mas fazê-lo irá prolongar a sua vida útil e criar um ambiente mais limpo.

1. Areje e vire o seu colchão

O ar fresco é um dos melhores remédios para a humidade e os ácaros. Poderá obter a melhor ventilação ao arejar todos os dias: de manhã, à tarde e antes de dormir. A cada 2-3 meses pode virar o seu colchão.

2. Faça a cama mais tarde

Não se preocupe em adiar a arrumação da cama, pois dá ao colchão tempo para secar após qualquer humidade que possa ter sido emitida durante a noite. Uma colcha decora a cama e protege os edredões e almofadas da poeira, mas, depois de se levantar, espere algumas horas antes de fazer a cama. Isso evitará que a humidade permaneça no colchão.

3. Use um aspirador

Um aspirador de pó é eficaz quando se trata de limpar o colchão, pois elimina os ácaros. Crie o hábito de aspirar o colchão semanalmente.

4. Proteja o seu colchão com um topper

Um topper protege o seu colchão contra as piores manchas e humidade. Alguns têm uma capa lavável, o que facilita a limpeza.

5. Produtos de limpeza especiais para remover manchas de colchão

As manchas típicas podem ser removidas com vinagre, ácido cítrico a 10% ou ácido oxálico a 10%. Despeje 0,5 litros de água quente num balde e adicione 0,5 litros de vinagre, uma solução de ácido cítrico a 10% ou 1dl de ácido oxálico a 10%. Deve ter boa ventilação ao fazer a mistura, e a água já deve estar no balde quando mistura o ácido. Limpe o colchão enxugando todas as manchas com um pano húmido ou esponja, mas certifique-se de não saturar o colchão.

Deixe agir durante cerca de 10-15 minutos e depois lave com um pano. Deixe secar durante cerca de 6 horas ou mais, se possível, e espere até que esteja completamente seco. Lembre-se de usar luvas de borracha e esteja ciente de que esses produtos de limpeza podem clarear tecidos coloridos. Siga sempre as instruções nos respectivos frascos.­­­

6. Desinfete o colchão com vapor

Um sistema de limpeza a vapor é eficaz para a limpeza de colchões. O vapor está 100-110º  e isso irá desinfectar e matar as bactérias. O vapor também pode remover odores desagradáveis. Antes de vaporizar o colchão, deve aspirar e remover qualquer mancha. Siga as instruções da máquina cuidadosamente e tenha cuidado para não se queimar com o vapor. O colchão deve estar completamente seco antes de colocar os lençóis de volta.

7. Remova odores desagradáveis

Pode remover odores desagradáveis ​​com Rodalon. Misture o Rodalon com água em uma solução 1:10. Passe Rodalon na mancha com um pano ou escova e deixe agir durante cerca de 30 minutos. Deixe a área tratada secar completamente antes de usar a cama e verifique sempre as instruções do frasco. O bicarbonato de sódio também é muito bom para remover odores, basta borrifá-lo na área problemática e deixá-lo atuar durante cerca de 10 minutos. Esta solução é mais amiga do ambiente.

Bed and mattress guide with JYSK