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Mulher descansada

5 dicas para acordar mais facilmente

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Categoria: Quarto

Mesmo os mais madrugadores podem sentir-se tontos e desorientados quando o despertador toca. É difícil para si acordar de manhã? Isso pode ter um impacto negativo em todo o seu dia e, se o problema persistir, pode afetar o seu bem-estar geral. Existem diferentes métodos que pode usar para resolver o seu problema. Experimente as nossas 5 dicas!

1. Ciclos de sono e rotinas

Primeiro, descubra quantas horas precisa dormir. Ouça o seu corpo: para algumas pessoas são 7,5 horas de sono, para outras menos e para outras mais.

Planeie o seu sono para não ter que acordar no meio de um ciclo de sono. Estes ciclos duram aproximadamente noventa minutos, durante os quais passa por diferentes fases: do sono leve ao profundo e ao REM, onde muitos dos seus sonhos acontecem. Acordar no meio de um ciclo de sono irá deixá-lo confuso, portanto, dependendo das suas necessidades, planeie o seu sono de forma a permitir que complete 4 ou 5 ciclos de sono.

Depois de saber quantas horas de sono o seu corpo precisa, pode desenvolver uma rotina diária regular. O seu corpo adora rotinas. Ir para a cama à mesma hora todas as noites e ajustar o alarme no mesmo horário todas as manhãs (mesmo nos fins de semana) provavelmente valerá a pena.

Pode fazer ainda mais para satisfazer o desejo do seu corpo por rotinas. Comece um ritual uma hora antes de dormir, no qual apaga as luzes, desliga aparelhos elétricos, lê, medita ou faz outras atividades de que gosta, e relaxa. Isso também irá beneficiar o seu despertar pela manhã.

2. O despertar

A melhor maneira de acordar quando o alarme toca é também seguir uma rotina. Ative o seu piloto automático interno em vez de fazer um esforço consciente. Por exemplo, a tentação de dormir mais alguns minutos pode ser grande, mas este sono fragmentado é na verdade menos repousante e um sinal de que deve ir para a cama mais cedo. No entanto, também pode usar esse tempo extra de sono para alertar suavemente o seu cérebro de que é hora de acordar.

Coloque o despertador fora do seu alcance, para que tenha de sair da cama para o desligar. Depois de o fazer, será mais fácil ficar acordado e continuar com o dia. Faça o que fizer, certifique-se de seguir a mesma rotina todas as manhãs.

3. Mexa-se

Mexa-se assim que se levantar, estimulando assim o seu cérebro e o seu corpo. Faça uma corrida ou ioga. Além de acordá-lo, vai sentir-se melhor ao longo do dia, e não terá que se preocupar com a hora de fazer exercício.

Um banho também pode ser uma boa maneira de afastar o sono. Não se preocupe: não precisa estar frio para ser refrescante.

4. Deixe entrar a luz

Caso se sinta tonto ao acordar de manhã, feche as cortinas e abra as persianas. A luz faz o seu cérebro perceber que o dia começou. Se não houver luz do lado de fora, considere comprar um despertador que simule a luz do dia. Estes despertadores iluminam gradualmente por um tempo predefinido antes de o alarme disparar, imitando o nascer do sol.

5. Crie a manhã perfeita

Porquê começar o dia com tarefas aborrecidas? Decida-se a tornar agradável a primeira coisa que fizer. Isso tornará muito mais fácil levantar-se de manhã. Pode ser meditar, tomar uma deliciosa xícara de café, ouvir a sua música favorita ou qualquer outra coisa. Só precisa escolher as atividades de que gosta e que o ajudem a começar bem.

Tenha um bom dia!