Na JYSK as devoluções não têm prazo

Saiba mais
Qual a melhor luz para o seu quarto?

Como iluminar o seu quarto

Date:

Categoria: Cortinas e estores

Na maioria das casas, o quarto costuma ser multifuncional, servindo não apenas como um espaço para dormir, mas também como um vestiário ou um escritório, por exemplo. Portanto, deve combinar várias fontes de luz se quiser obter a melhor iluminação do quarto. Continue a ler para encontrar as melhores fontes de luz, dependendo de como usa o seu quarto.

3 fontes de luz para a melhor iluminação

De um modo geral, precisará de pelo menos três fontes diferentes de luz para obter a melhor iluminação do quarto:

  1. Luz geral
  2. Luz mais brilhante com boa reprodução de cores
  3. Luz quente e concentrada

1. Luz geral do quarto

A luz geral no quarto é excelente se precisar de muita luz. Se estiver a trabalhar ou a maquilhar-se, então esse tipo de luz é o melhor. A melhor maneira de o obter é com a luz de teto, especialmente se esta se dispersar por toda a sala.

2. Mais iluminação com boa reprodução de cores

A reprodução de cores é medida pelo 'valor Ra', que expressa o quão bem uma fonte de luz renderiza cores naturais. A luz do dia/luz natural tem um valor Ra de 100 e fornece a reprodução de cores perfeita. Portanto, se deseja uma luz natural ideal no seu quarto, opte por cortinas brancas ou transparentes para ter privacidade e luz natural ao mesmo tempo.

Uma luz brilhante que forneça a melhor reprodução de cores é uma vantagem perto de um guarda-roupa. Uma boa solução é instalar refletores LED, pois este têm um valor Ra muito alto e também são muito eficientes em termos de energia.

Iluminação de quarto

3. Luz aquecida e concentrada perto da cama

Uma lâmpada de leitura ao lado da cama deve transmitir uma luz quente e avermelhada. A luz concentrada também é uma boa ideia, pois, ao não se espalhar por todo o quarto, não incomoda o seu parceiro.

A luz azul funciona contra o sono

A luz tem cores diferentes, o que afeta o seu corpo de maneiras distintas. Em pleno dia, a luz natural tem uma cor fria e azulada. Portanto, deve reduzir a quantidade de luz azul no quarto, porque ela engana o seu corpo fazendo-o pensar que é dia.

É por isso que a iluminação do quarto deve ser quente e avermelhada. Ao contrário da luz azul, a luz vermelha não prejudica o seu sono. Smartphones e iPads emitem uma luz azul brilhante, por isso deve tentar evitar ecrãs antes de dormir. Leia mais sobre como a luz de iPads e smartphones afeta o seu sono e o dos seus filhos.

A luz azul prejudica o sono