Mobiliário modular de jardim num patio

Guia: Construa um sofá modular para o seu pátio

Com o mobiliário de jardim modular, pode construir exatamente o conjunto ideal para o seu pátio ou varanda. Pode fazer um sofá de canto, duas espreguiçadeiras ou o que mais se adequar às suas preferências.

Neste guia, pode ler mais sobre as opções, todas as vantagens de um conjunto modular, e obter ideias para a disposição da sua varanda ou pátio.

Inúmeras combinações

Um conjunto de jardim modular é normalmente construído a partir de módulos de canto, módulos intermédios, módulos de extremidade e módulos de pufe. Com estes, pode construir uma variedade de opções de assentos:

  • Sofás em forma de U
  • Sofás de canto/sofás em forma de L
  • Sofás com chaise lounge
  • Sofás abertos
  • Poltronas/cadeiras de lounge
  • Pufes

Planear a disposição do seu jardim

Antes de se deixar levar pelas infinitas opções de mobiliário de jardim modular, sugerimos que faça um plano, tendo sobretudo em conta o espaço de que dispõe. Comece por medir o pátio ou a varanda e certifique-se de que há espaço suficiente para a configuração de mobiliário com que sonha. Tenha também em conta estes aspectos:

1. Permitir a circulação

Sofá de canto modular e mesa de lounge
Dois sofás modulares e mesa de lounge
Sofás modulares e mesa de lounge

Quando planear o pátio ou a varanda, considere o espaço disponível e visualize o fluxo, desde a porta até ao conjunto de jardim, à área de refeições, ao relvado ou ao canteiro de flores. Mapeie estes percursos e tenha-os em consideração quando decidir como configurar, e onde colocar o seu conjunto modular de jardim. Os percursos pedonais devem ter cerca de 1 metro de largura.  

2.    Permitir haver espaço

Regra geral, e se possível, opte por uma disposição flutuante, dando ao seu conjunto de jardim 30 cm de espaço, para criar a ilusão de um pátio ou varanda grande e arejado. Tente fazer isto, independentemente da configuração que desejar.

3.    De quantos lugares precisa?

Precisa de lugares para toda a família ou a área é sobretudo para si e para o seu parceiro. Várias configurações adaptam-se a diferentes tamanhos de grupos e espaços exteriores:

Um sofá lounge em forma de U no pátio requer uma quantidade substancial de espaço. Se o tiver, um sofá em forma de U pode ser uma óptima escolha. Uma bonita mesa de apoio constituirá o centro natural, e terá certamente lugares sentados para vários convidados, permitindo-lhe conviver e ter conversas interessantes com um café ou bebidas frescas.

Para construir um sofá em forma de U, são necessárias duas secções de canto, secções intermédias e duas secções de extremidade.

Um sofá de canto/em forma de L tem muitas das propriedades de um sofá em forma de U, mas normalmente ocupa menos espaço e pode ser mais convidativo para uma ou duas pessoas, que procuram relaxar com os pés para cima. Ainda assim, é ideal para reunir amigos e familiares à volta da mesa para uma bebida fresca.

Para construir um sofá de canto, é necessária uma secção de canto, secções intermédias e duas secções finais.

Um sofá com chaise longue é muito parecido com um sofá de canto, só que é aberto, criando a combinação ideal entre um sofá e uma espreguiçadeira, onde pode relaxar.

Para construir um sofá com chaise longue, é necessária uma secção de extremidade, secções intermédias e uma secção de pufe.

Um sofá grande, possivelmente complementado com um par de espreguiçadeiras ou um pufe, pode ser uma boa solução para um espaço mais pequeno e proporcionar uma disposição mais flexível do jardim: O utilizador determina em que direção deve posicionar o sofá. Um pufe permite-lhe pôr os pés para cima e pode também servir de assento (mas não será muito agradável a longo prazo).

Para construir um sofá grande, são necessárias duas secções de extremidade e duas secções intermédias.

Considere também uma disposição simétrica do jardim, com dois sofás frente a frente, separados por uma mesa de convívio. Esta disposição é óptima para encontros de café com amigos. 

Uma solução com todos os módulos oferece-lhe o máximo de flexibilidade. Uma combinação de quatro módulos em torno de uma mesa de sala de apoio, pode dar um ambiente quase luxuoso, são fáceis de deslocar em várias configurações e são ideais para conversas à volta da mesa.

Para construir um grupo de espreguiçadeiras, só precisa das secções centrais.

Ideias de personalização para o seu mobiliário de jardim modular

O EG é um conjunto de 7 módulos de lounge, composto por quatro módulos centrais, dois módulos de canto/extremidade e uma mesa de centro. Oferece uma variedade de combinações diferentes, que podem ser ajustadas ao seu espaço exterior. Construa a combinação que melhor se adapta ao seu pátio ou varanda. 

Mobiliário de jardim modular preto configurado como dois sofás frente a frente, separados por uma mesa de sala de estar

Enquanto o EG é um conjunto de jardim, o RAVNDRUP está disponível como conjunto e como secções individuais, o que lhe dá a oportunidade de personalizar o seu conjunto de lounge exatamente de acordo com as suas necessidades.

O RAVNDRUP é composto por três módulos diferentes:

  • Um módulo central
  • Um módulo de canto/extremidade
  • Uma mesa de centro

O RAVNDRUP oferece a liberdade e a flexibilidade de personalizar o seu grande pátio, de acordo com as suas preferências: Um sofá de canto aberto em combinação com um sofá lounge de 2 lugares, centrado em torno da mesa, um grande sofá em forma de U, centrado em torno de duas mesas lounge, ou o que se adequar ao seu pátio e às suas preferências. O RAVNDRUP é fácil de personalizar de acordo com as suas necessidades e permite-lhe reunir os seus entes queridos para jogos de tabuleiro, bebidas frescas e conversas acolhedoras no pátio.

Para pátios ou varandas mais pequenos, o conjunto de lounge ABED é ideal. Inclui dois módulos de canto, dois pufes e uma mesa que podem ser combinados em diferentes configurações. Algumas das opções são uma espreguiçadeira para 2 pessoas, um sofá com chaise longue e um sofá com mesa e pufe duplo. Tudo depende de si.

Vantagens do mobiliário de jardim modular

  • Pode configurar esta peça de mobiliário flexível como quiser
  • Pode facilmente reorganizar o seu mobiliário de jardim modular, se as suas necessidades mudarem, ou se precisar de mudar de cenário.
  • Uma das principais vantagens do mobiliário modular é a otimização do espaço, uma vez que pode ajudá-lo a tirar o máximo partido de cada metro quadrado.
  • Ninguém tem o que você tem - é provável que a sua configuração de mobiliário de sala de estar seja completamente única, adaptando-se ao seu pátio e à sua estética
  • Um sofá normal com uma chaise longue de lado pode ser virado para a esquerda ou para a direita, mas com um conjunto de sala de estar modular, não tem de escolher.

Saiba mais

Guia: Encontrar o guarda-sol de jardim ideal

Guia: Encontrar o guarda-sol de jardim ideal

Como escolher um conjunto de mobiliário de jardim

Como escolher um conjunto de mobiliário de jardim

Escolha o baú certo para o seu jardim

Escolha o baú certo para o seu jardim

Guia: Escolher a mesa de jardim perfeita

Guia: Escolher a mesa de jardim perfeita