Móvel de TV com uma TV numa sala de estar com sofá, mesa de centro e aparador

Encontre o móvel de TV certo para a sua sala

Uma TV não é a peça mais bonita de decoração de interiores, mas o móvel TV certo - um que combine com o mobiliário circundante, que seja elegante e que reflicta o seu gosto - pode ajudar.  

Mesmo que prefira o seu televisor pendurado na parede, um móvel TV pode servir como uma solução de arrumação para todas as coisas relacionadas com o seu centro de entretenimento. Um móvel TV fechado com gavetas ou portas pode esconder os fios e cabos dos seus aparelhos electrónicos, bem como revistas, comandos e muito mais. 

Os móveis de TV existem em diferentes tamanhos, visuais e com diferentes propriedades, por isso, neste guia, vamos guiá-lo através das considerações que deve fazer para escolher o que melhor se adapte às suas necessidades.

Altura, largura, profundidade e capacidade de carga 

Para começar, há alguns aspectos básicos a considerar: Quanto espaço tem disponível para o móvel de televisão e qual o tamanho e peso da sua televisão?

É obviamente importante que tenha espaço para o móvel de TV e que este seja suficientemente grande e robusto para a sua televisão, caso pretenda que esta fique sobre o móvel. Por isso, em primeiro lugar, meça o espaço e o televisor e verifique o peso do mesmo, para poder restringir as suas opções:  

Largura: Como regra geral, o seu móvel de TV deve ser cerca de 20-30 cm mais largo do que a sua televisão, para obter um aspeto agradável e equilibrado. Com um móvel de TV largo, também tem espaço para colocar objectos decorativos junto ao televisor.

Altura: Pense bem na altura do móvel de TV. A altura varia entre 40-55 cm, o que, naturalmente, afecta a altura da televisão, se optar por colocá-la na bancada. Manter o centro do televisor ao nível dos olhos quando se senta no sofá, significa que não vai forçar o pescoço.  

Profundidade: Tem uma televisão de ecrã plano, ou pretende pendurar o televisor na parede por cima do móvel? Então, um móvel de TV com uma profundidade de 35-40 cm será provavelmente suficiente. Caso contrário, talvez seja melhor optar por um móvel TV mais profundo.

Capacidade de carga: Verifique o peso do seu televisor para ter a certeza de que é inferior à carga máxima do móvel.

Arrumação extra na sala de estar

Uma das grandes vantagens de um móvel de TV é o espaço de arrumação extra. Um móvel de TV com opções de arrumação, prateleiras, gavetas ou portas, pode esconder dispositivos electrónicos, como consolas de jogos, cabos, DVDs ou revistas.

As portas e as gavetas têm cada uma as suas vantagens. É mais fácil guardar uma consola de jogos atrás de uma porta, enquanto que as gavetas são ideais para manuais, comandos e afins. As portas de correr requerem menos espaço do que as gavetas e as portas normais, uma vez que estão integradas no móvel.

Mesmo que o móvel de TV tenha apenas uma ou mais prateleiras abertas, pode ajudá-lo a manter um aspeto elegante, se o completar com alguns cestos decorativos. Assim, as suas coisas não ficarão espalhadas pela sala de estar. Também facilitará a procura das suas coisas.

Cor, material e estilo 

O tema geral da sua sala de estar desempenha um papel crucial na escolha do móvel TV perfeito. Deve decidir qual o estilo de que gosta e o que combina com o mobiliário existente. Um móvel TV de cor clara pode dar à sua sala uma expressão arejada, enquanto um móvel escuro pode contribuir para uma atmosfera mais cavernosa. Pense também se quer um visual que complemente o seu design interior, ou um que crie um contraste dinâmico. 

As pernas aumentam a expressão arejada, ao passo que um rodapé pode dar uma expressão mais sólida à sua sala.

É claro que não precisa de uma televisão para utilizar um móvel de TV. É uma peça de mobiliário versátil que pode servir, tanto para arrumação da sala, como para decoração. Muitas vezes, esquecemo-nos destas necessidades quando mobilamos uma sala de estar, apenas para um dia encontrarmos os nossos pertences espalhados, ou a nossa decoração favorita colocada aleatoriamente num parapeito. Um móvel para a televisão pode ser exatamente o que precisa, para manter a sua sala de estar arrumada e exibir orgulhosamente o seu estilo pessoal. 

Saiba mais

Pêssego: Cor do Ano 2024

Pêssego: Cor do Ano 2024

6 ideias económicas para decorar a sua sala de estar

6 ideias económicas para decorar a sua sala de estar

Em destaque: a coleção LYNGVIG

Em destaque: a coleção LYNGVIG

Entre na época natalícia

Entre na época natalícia