Guia de Descanso

Guia de Descanso

A cama e o colchão são a base para uma excelente noite de sono. Por isso, é importante que o seu colchão lhe dê exatamente o suporte e o conforto de que  precisa. Este guia irá ajudá-lo a identificar as suas necessidades e a obter uma visão geral da variedade de colchões e camas JYSK:

  • Resguardos e toppers
  • Colchões de espuma
  • Colchões de molas
  • Teste o seu colchão antes de comprar

Tipos de cama e colchão

A cama é um fator determinante para a qualidade do seu sono, mas, não menos importante, desempenha também um papel na sua saúde e bem-estar. Se acordar com dores nas costas, isso pode ser um bom indicador de que o seu colchão não oferece o suporte adequado.

Resguardos e toppers

O resguardo separa o colchão da roupa de cama. Ele protege o seu colchão e, assim, estende a sua vida útil. O  resguardo pode ser facilmente removido e lavado a uma temperatura mínima de 60 graus Celsius. Oferece um ambiente de sono mais limpo, saudável e confortável. O topper consiste num núcleo de espuma ou látex inserido numa capa. O propósito mais importante do topper é aumentar o seu conforto na hora de dormir, e está disponível numa ampla gama de modelos diferentes.

Muitos dos toppers da JYSK contêm poliuretano. espuma de penugem ou de alta resiliência. Ambos os tipos de espuma fornecem um grande suporte e conforto. Também temos uma seleção com viscoelástico avançado. A espuma viscoelástica adapta-se ao corpo com um alto nível de precisão e, portanto, tem a capacidade única de prevenir problemas de circulação, bem como dores musculares e articulares. 

Um topper permanece junto ao seu corpo enquanto dorme, razão pela qual a capa também desempenha um papel essencial. Existem inúmeros tipos de toppers para escolher, por isso, verifique o material da capa e o acolchoado para garantir que é macio e confortável. Muitos toppers de alta qualidade vêm com capas que podem ser removidas e lavadas a 60 graus Celsius, uma temperatura à qual os ácaros não sobrevivem.

Vantagens de escolher um topper

  • Oferece total conforto
  • Pode compensar se o seu colchão for muito duro ou macio
  • Protege o colchão contra a humidade e o desgaste
  • Aumenta a durabilidade da forma do colchão por baixo


Colchões de espuma

Um colchão de espuma é um tipo de colchão simples usado na estrutura da cama. Consiste num núcleo de espuma dentro de uma capa de tecido. É ideal para clientes que preferem que o colchão se adapte à forma do seu corpo. O componente mais importante do colchão é o seu núcleo de espuma.

Na JYSK, oferecemos colchões de espuma numa grande variedade de materiais:

  • Espuma de PU: a espuma de PU, abreviação de espuma de poliuretano, é um tipo de espuma muito popular, disponível em vários níveis de firmeza e densidade.
  • Espuma viscoelástica: a espuma viscoelástica é um produto de alta qualidade que se adapta aos contornos naturais do corpo e previne problemas de circulação e dores musculares e articulares.  
  • Visco gel: gel de resfriamento exclusivo para ajudar a regular a temperatura.

Os colchões de espuma geralmente consistem em mais de uma camada de diferentes tipos de espuma, como um núcleo feito de espuma de poliuretano um pouco mais pesada e uma camada de espuma viscoelástica, que dá ao colchão um nível ideal de conforto. Muitos colchões têm uma camada superior perfilada, o que promove a circulação do ar quando se vira no colchão. Alguns colchões também possuem uma camada interna de coco natural, que fornece suporte e cria ventilação adequada no próprio colchão. Muitos dos nossos colchões de espuma podem ser virados. Isso permite que você use o design dos colchões de maneira diferente, enquanto fornece dois níveis de firmeza no mesmo colchão.

A última coisa que deve considerar ao comprar um colchão de espuma é a sua capa. Existem inúmeros tipos de capa à escolha - verifique se ela é macia e confortável. Muitos colchões de espuma vêm com capas que podem ser removidas e lavadas. Lavá-las a 60 graus Celsius mata os ácaros e cria um ambiente de sono limpo.

Vantagens de escolher um colchão de espuma:

  • A espuma é muito confortável e oferece um bom suporte
  • Existem muitas qualidades diferentes, desde um colchão leve como cama de hóspedes ou colchão dobrável, até colchões de qualidade para o uso diário


Colchões de molas

Um colchão de molas é composto por um sistema de molas, materiais de reforço e capa, que podem ser combinados para fornecer uma maior gama de opções. Não possui estrutura sólida e deve ser apoiado sobre uma base de ripas numa estrutura de cama. Colchões de molas também são usados em camas ajustáveis e divãs.

Existem dois tipos de molas que constituem o núcleo de um colchão de molas:

  • Bonell: As molas Bonell são em forma de ampulheta e feitas de um grosso fio de metal. Essas molas oferecem um colchão com superfície firme e vida útil longa, a um preço acessível.
  • Ensacadas: as molas ensacadas são mais pequenas do que as Bonell. Cada mola é envolta num pequeno bolso de tecido que a protege do desgaste, reduz o ruído e torna o design mais estável. Com os seus vários pontos de apoio, o colchão ajusta-se ao seu corpo com um alto nível de precisão, para lhe dar o máximo de conforto.

Muitos dos nossos colchões de molas podem ser virados e têm uma firmeza diferente em cada lado, dando-lhe a oportunidade de escolher o que preferir. Esta é uma vantagem se dividir a sua cama com alguém que seja significativamente mais pesado ou mais leve. Os colchões de molas estão disponíveis com vários tipos de capa diferentes - e como os materiais afetam o conforto e a função, escolher a capa certa é importante. Também pode selecionar uma capa que pode ser removida e lavada. Lavar a tampa a 60 graus Celsius mata os ácaros da poeira e cria um ambiente de sono limpo.

Vantagens de escolher um colchão de molas

  • A vida útil é muito boa porque os colchões de molas podem ser virados
  • A maioria dos colchões também pode ser usada em camas ajustáveis e camas continentais


Teste o seu colchão antes de o comprar

Uma das coisas que deve fazer antes de comprar um colchão é experimentá-lo, para ver se se sente confortável. Portanto, é uma boa ideia visitar uma loja, para que possa experimentar vários tipos de firmeza de colchão antes de decidir.

Na JYSK, pode experimentar vários colchões diferentes, enquanto pede conselhos à nossa experiente equipa, antes de escolher um. Muitas vezes, leva algumas semanas para o seu corpo se acostumar com um novo colchão. Pode experimentar todos os nossos colchões GOLD durante 100 noites - e se não ficar 100% satisfeito, tem a oportunidade de o trocar. Leia mais sobre a oportunidade de experimentar um colchão GOLD por 100 dias aqui.

Lembre-se de que todos os nossos colchões vêm enrolados e embalados, para facilitar ao máximo o transporte e a instalação em sua casa. Uma vez desempacotado e colocado no espaço que preferir, deve aguardar entre 3 e 5 dias para que o colchão recupere totalmente a sua forma original.

Saiba mais

Qual o topper e protetor de colchão deve escolher? O guia completo

Qual é o melhor colchão para si? O guia completo

5 dicas para acordar mais facilmente