Quarto castanho claro com cama com almofadas decorativas, edredões e colchão superior

Qual edredão deve escolher? O guia definitivo

Este guia reúne todos os nossos conselhos sobre como comprar um edredão novo, e como escolher o melhor edredão para as suas necessidades específicas. Um dos principais conselhos para dormir melhor, é certificar-se de que o edredão não é demasiado quente ou frio.

O guia centra-se nos elementos mais importantes a ter em conta na altura de escolher um novo edredão. Abrange tudo, desde materiais, tamanhos e propriedades - todos os factores que terão impacto no seu sono. Também oferecemos algumas directrizes específicas, que podem ajudá-lo a determinar qual o edredão mais adequado para si. 

    1. Quais são as características de um bom edredão?

    Um edredão não é apenas um edredão. A qualidade do seu sono depende, em grande medida, da escolha de um edredão que corresponda às suas necessidades específicas. É importante ter em conta todos os factores seguintes: o tamanho, o enchimento, o peso, a frequência com que substitui o edredão e o quanto pretende que o edredão envolva o seu corpo enquanto dorme.

    Nos capítulos seguintes, analisaremos mais de perto todos estes factores, para facilitar a escolha do edredão. 

    2. Como escolher o tamanho correto do edredão

    O primeiro passo para escolher um edredão que o ajude a dormir melhor é ter em conta a sua altura ao considerar as suas opções. Regra geral, o edredão deve ser 20-30 cm mais comprido do que a sua altura.

    Quando devo pensar em mudar o tamanho do meu edredão?

    Os edredões maiores existem em vários tamanhos, por exemplo, king size e super king size e adaptam-se a diferentes tamanhos de cama e preferências pessoais.

    A seleção do melhor tamanho para si é, em grande medida, uma questão de saber como tenciona utilizar o edredão. Por exemplo, se tenciona dormir sozinho e pretende utilizar a largura extra para enrolar o edredão por baixo de si, um edredão de 155x220 deve ser suficiente. Mas se procura um edredão para si e para o seu parceiro, os 20 a 40 cm extra de largura, podem ser muito úteis. 

    Que tamanho de edredão devo comprar para o meu filho?

    Um edredão de adulto é demasiado grande para a maioria das crianças. Se tiver filhos pequenos, deve considerar um edredão júnior. São feitos a pensar nas crianças mais pequenas.

    A altura do seu filho influencia a altura em que deve passar de um tamanho para o outro. Mas as alterações nos seus padrões de sono também podem revelar quando é altura de usar um edredão maior.

    Um edredão de 100x135 cm serve para uma criança a partir dos 9 meses e até à idade escolar.

    Tipo

    Tamanho

    Para

    Edredão júnior

    100x135cm

    Crianças a partir dos 9 meses, até à idade escolar

    3. Peso, enchimento e temperatura

    No que diz respeito à temperatura de um edredão, na JYSK dividimos os nossos edredões em três categorias: frio, quente e extra quente. A escolha do tipo depende de:

    • Em que altura do ano tenciona utilizá-lo - verão ou inverno
    • Se prefere sentir-se mais quente ou mais fresco à noite
    • Da temperatura do seu próprio corpo enquanto dorme

    A temperatura de um edredão com enchimento natural (por exemplo, um edredão de penas) é determinada pelo seu poder de enchimento. Quanto mais alto for o poder de enchimento, melhor será o edredão a manter o calor.

    Um edredão com baixo poder de enchimento necessita de mais enchimento para se sentir quente, enquanto um edredão mais fino pode reter o calor e mantê-lo quente, se tiver um alto poder de enchimento. 

    O poder de enchimento é determinado por três factores: 

    • A espécie de pato/ganso
    • A qualidade 
    • A proporção entre penas e penugem

    Deve comprar um edredão pesado? 

    Muitas pessoas sentem um efeito calmante quando dormem com um edredão pesado. Este facto faz com que os edredões com peso sejam populares nos sectores da saúde e do bem-estar.

    Um edredão normal de fibras, penas ou penugem pesa 1 a 2 quilos. Um edredão com peso é bastante mais pesado.

    Os edredões pesados são enchidos principalmente com pequenas pérolas de vidro. Estas pequenas pérolas de vidro representam cerca de 95% do enchimento de um edredão com peso. As pérolas tornam o edredão extra pesado, e permitem-lhe moldar-se ao seu corpo. Se experimentar um edredão com peso, notará imediatamente que este se adapta ao seu corpo.

    A escolha do edredão com peso adequado depende do seu peso. Uma regra geral diz que o edredão deve ter 10-15% do seu peso. Se pesa entre 50-70 kg, um edredão com 7 kg de peso é provavelmente o ideal para si. Se pesa entre 70-90 kg, um edredão de 9 kg é provavelmente o ideal. 

    4. Quanto custa um edredão?

    Na JYSK, temos edredões para todas as necessidades e orçamentos. O preço de um edredão depende dos seus materiais e da sua qualidade. O primeiro passo para encontrar um edredão que corresponda ao seu orçamento é compreender as três gamas de qualidade em que dividimos os nossos edredões na JYSK: BASIC, PLUS e GOLD.

    Edredões individuais

    Enchimento de fibra

    Enchimento natural

    BASIC

    PLUS

    GOLD

    Edredões de casal

    Enchimento de fibra

    Enchimento natural

    BASIC

    PLUS

    GOLD

    Como é que o enchimento do edredão influencia o seu preço?

    A qualidade e o preço andam de mãos dadas. Para avaliar o preço de um edredão, é importante conhecer os tipos de enchimento mais comuns nos edredões naturais e de fibra. 

    Enchimento natural 

    Existem diferentes tipos de enchimento natural. 

    Penas

    As penas são um material natural acessível, com um baixo poder de isolamento. Uma percentagem elevada de penas resulta num edredão relativamente pesado, o que é preferido por algumas pessoas.

    Penugem de pato

    A penugem de pato tem um melhor poder de isolamento do que as penas. 

    Penugem de pato Muscovy

    A penugem Muscovy é mais pequena do que a penugem de pato normal e tem uma boa capacidade de isolamento. 

    Penugem de ganso

    A penugem de ganso tem um elevado poder de isolamento e contribui para um edredão agradável e arejado.

    Enchimento de fibra

    O enchimento de fibra está disponível em diferentes qualidades. . 

    Fibra bidimensional

    O enchimento de fibra normal é o que se designa por fibra bidimensional no sector da colchoaria. Trata-se de um produto acessível. 

    Fibra tridimensional

    A fibra tridimensional é também designada por fibra oca. Na JYSK, a nossa fibra oca está disponível em três versões: com um furo, três furos e sete furos. Os orifícios são preenchidos com ar, aumentando assim o poder de isolamento do enchimento.