Sofás e mesa de centro numa sala de estar

6 ideias económicas para decorar a sua sala de estar

Dar um novo visual à sua sala de estar não tem de custar uma fortuna. Aqui, damos-lhe conselhos sobre como personalizar a sua sala de estar, dentro do seu orçamento. Veja 6 ideias para uma decoração de interiores económica.

1. Alternativas ao mobiliário de design dispendioso

A maioria de nós tem uma preferência por mobiliário de design. Não há nada de errado nisso, mas o mobiliário de design é mais caro. Há muitos móveis populares, que podem servir como uma boa alternativa ao mobiliário de design e, desta forma, pode sentir que tem tudo, por menos de metade do preço. Por isso, é uma boa ideia procurar alternativas menos dispendiosas, por exemplo, ao escolher novas cadeiras de jantar.

2. Dê uma nova vida às suas paredes

As obras de arte nas paredes podem ser caras, mas não precisa de tanto para dar um novo visual às suas paredes. Uma alternativa à decoração cara nas paredes, é criar um mural de imagens ou fotos. Pode brincar com as suas ideias criativas e acrescentar exclusividade, escolhendo uma moldura elegante.

3. Mude as suas almofadas

Se não tem dinheiro para investir num sofá novo, é muito fácil mudar as almofadas. As almofadas decorativas são especialmente adequadas para decorar com um orçamento limitado, porque no verão pode decorar com cores vivas, já no inverno pode encontrar tons mais escuros. 

Com meios relativamente pequenos, pode seguir as tendências actuais e, ao mesmo tempo, dar versatilidade e um toque especial ao seu mobiliário doméstico, com novas almofadas.

4. Decore com espelhos

Decorar com espelhos é uma alternativa pouco convencional e menos dispendiosa às obras de arte caras. Isto porque os espelhos irradiam elegância, e fazem com que a divisão pareça maior. Também pode utilizar espelhos para refletir a luz numa divisão, ou para iluminar a sala de estar.

O seu design de interiores não tem de ser tradicional, na verdade, pode utilizar praticamente qualquer coisa como decoração de parede, em vez dos clássicos quadros. 

5. Dê espaço à exclusividade

Outra ideia para uma sala de estar, com um orçamento limitado, é decorar com peles. As peles transmitem exclusividade, sem necessariamente custarem uma fortuna. Coloque uma pele de cordeiro num cadeirão, ou uma pele de vaca no chão. Isto pode elevar o design a um nível mais exclusivo.

6. Escolha a iluminação correcta

A iluminação da sala de estar não tem de vir de um candeeiro de teto caro. Muitas pessoas cometem o erro de não considerar o tipo de luz que querem que o seu novo candeeiro forneça, antes de o comprarem. Os candeeiros têm uma grande influência no ambiente da sua sala de estar, porque a iluminação influencia o ambiente de uma divisão. Os candeeiros são também artigos decorativos a um preço acessível, pelo que é fácil mudá-los se estiver cansado de olhar para o candeeiro de pé, ou de mesa, da sua sala de estar.

Saiba mais

Pêssego: Cor do Ano 2024

Em destaque: a coleção LYNGVIG

Entre na época natalícia

Em destaque: A coleção RY