Precisa de um colchão novo mas não sabe qual modelo deve escolher? Deve ser um colchão de molas , um colchão de espuma ou um colchão de látex?
Na JYSK, temos uma ampla variedade de colchões que lhe podem proporcionar uma boa noite de sono. Sabemos que todos somos diferentes, tanto na forma como dormimos, quanto na forma do nosso corpo. Por isso, todos temos uma opinião sobre se um bom colchão deve ser macio, firme ou algo entre os dois.
Ter o colchão certo é importante para a qualidade do seu sono, o que por sua vez afeta a sua saúde e bem-estar geral. É por isso importante escolher o colchão que funciona melhor para si e para as suas necessidades. Nesta página, oferecemos um guia com uma visão geral dos diferentes tipos de colchões.
Visão geral dos tipos de colchões
Para fazer a escolha certa do colchão, vamos avaliar:
- Colchões de molas
- Colchões de espuma
- Colchões de látex
- Quais são os diferentes tipos de espuma?
O que é um colchão de molas?
Um colchão de molas é um colchão que pode ser colocado sobre uma estrutura de cama ou sobre uma cama continental. Uma grande vantagem de alguns colchões de molas é que podem ter dois lados diferentes. Virar o colchão regularmente ajudará a manter sua elasticidade e prolongar sua vida útil.
O que caracteriza um colchão de molas?
Colchões de molas contêm uma ou mais camadas de molas, cobertas por uma camada de acolchoamento.
Esta combinação adapta-se aos contornos do corpo, garantindo o conforto ideal. O espaço entre as molas permite uma melhor circulação do ar e ajuda a libertar o excesso de calor do corpo. É por isso que dormir num colchão de molas pode parecer menos quente do que dormir num colchão de espuma.
As molas constituem o núcleo destes colchões. Na JYSK, temos dois tipos de molas: molas ensacadas e molas Bonell:
- Molas ensacadas: colchões com molas ensacadas são conhecidos pelos seus múltiplos pontos de apoio. Isso permite que um colchão de molas ensacadas se adapte às diferentes necessidades de apoio do corpo. São criadas diferentes zonas de conforto, variando a espessura dos arames que compõem as molas. O colchão parece mais firme onde os arames são grossos, e mais macio onde os arames são mais finos. Isso ocorre porque os arames mais finos são mais facilmente comprimidos do que os mais grossos. Cada mola individual é envolvida numa pequena bolsa de tecido, que reduz o desgaste e, portanto, aumenta a vida útil do colchão. Um colchão com molas ensacadas adapta-se aos contornos do corpo, resultando numa superfície reativa. Este tipo de colchão geralmente é mais caro do que um colchão com molas Bonell.
- Molas Bonell: As molas Bonell cobrem uma área maior que é pressionada ao mesmo tempo. Por este motivo, não proporcionam o mesmo suporte que as múltiplas zonas de conforto de um colchão de molas ensacadas. As molas Bonell são molas em formato de ampulheta, feitas de arame de metal grosso. Um colchão com molas Bonell oferece uma superfície firme, com ótima estabilidade, bem como uma longa vida útil a um preço acessível.
Sabia que?
Quanto mais molas, melhor. Colchões de qualidade têm cerca de 300 molas por metro quadrado, geralmente mais.
O que é um colchão de espuma?
Um colchão de espuma é um colchão com várias possibilidades de uso. Pode usá-lo na estrutura da sua cama, no beliche das crianças, na caravana ou na sua casa de férias. Um colchão de espuma é bom, tanto para uso diário, como para um cama de hóspedes.
O que caracteriza um colchão de espuma?
Um colchão de espuma é feito de várias camadas de diferentes tipos de espuma. Escolher um colchão com espuma de poliéster ou com um núcleo de espuma de alta resiliência proporciona um grande conforto. Para além disso, uma camada de memory foam permite que o colchão se molde ao seu corpo.
Muitos colchões de espuma podem ser virados e vários modelos têm até firmeza diferente em cada lado. Isso dá-lhe a flexibilidade de ajustar facilmente o colchão para atender às suas necessidades de sono.
O que é um colchão de látex?
Látex é um material natural feito da seiva de seringueiras. Mas o látex também pode ser produzido sinteticamente. Na JYSK, temos colchões de látex que são feitos de látex 100% natural, bem como modelos que consistem numa combinação de látex natural e sintético.
Seja natural ou sintético, o látex é altamente respirável. Se aquece muito durante a noite, um colchão de látex é mais fresco do que outros tipos de colchões.
O que caracteriza um colchão de látex?
O látex é respirável e fornece um bom suporte para o seu corpo. Ao contrário de um colchão de memory foam, um colchão de látex não se adapta ao seu corpo ou o envolve da mesma maneira. Um colchão de látex parece empurrar um pouco o seu corpo, fazendo com que o colchão pareça um pouco mais firme.
Quais são os diferentes tipos de espuma?
Para escolher o melhor colchão de espuma para as suas necessidades específicas, é importante entender as propriedades dos diferentes tipos de espuma.
- O látex é usado em alguns dos colchões mais avançados. É um material de suporte e flexível, que pode ser natural ou sintético. Ambos os tipos de látex são altamente respiráveis, sendo uma boa opção para quem aquece muito durante a noite.
- Memory foam é um material flexível que se molda ao seu corpo e à sua posição de dormir. Proporciona um bom suporte e alívio para as suas costas, pescoço e articulações.
- A espuma de alta resiliência é mais pesada e elástica do que a espuma de poliéster. Um colchão de espuma fria tem uma alta capacidade de carga que suporta o corpo, bem como uma longa vida útil.
- A espuma de poliéster, também chamada de espuma padrão ou espuma PUR , é usada em muitos modelos. Ela afasta a humidade do seu corpo, se tende a suar muito durante a noite.
Leia também nosso guia completo de colchões.