Mulher a dormir de lado na cama com almofada e edredão brancos

Qual é o melhor colchão para si? O guia completo

Quando se está pronto para comprar um colchão novo, há muitos fatores a ter em conta. Tudo, desde os materiais e o preço até à forma como o colchão suporta a sua posição de dormir preferida, tem de ser considerado antes de decidir qual o colchão mais adequado para si.

Neste guia, reunimos as informações mais importantes de que necessita para escolher um colchão que lhe proporcione uma boa noite de sono.

    1. Quais são as características dos diferentes tipos de colchões?

    Existem diferentes tipos de colchões e todos eles têm características, vantagens e desvantagens diferentes.

    A seguir, vamos analisar os vários tipos de colchões, os prós e os contras, e dar-lhe a informação e a inspiração de que necessita para decidir qual o colchão mais adequado para si.

    2. Colchões de molas

    Um colchão de molas tem uma ou mais camadas de molas e uma camada de enchimento, normalmente de espuma. Esta combinação garante um conforto ótimo e um colchão que se adapta aos contornos do seu corpo.

    As molas constituem o núcleo de um colchão de molas. Na JYSK, temos dois tipos de molas: (multi) molas ensacadas e molas bonell.

    • As molas ensacadas movem-se independentemente umas das outras e dão ao seu corpo o melhor apoio durante a noite. Cada mola individual é encerrada numa pequena bolsa de tecido que reduz o desgaste e minimiza o ruído do colchão.
    • As molas Bonell são maiores, o que significa que cada mola individual cobre uma área maior. Consequentemente, não obterá o mesmo nível de apoio e adaptabilidade que obterá com as molas ensacadas. 

    Vantagens de um colchão de molas

    • Um colchão de molas adapta-se a uma estrutura de cama ou a uma cama continental.
    • A combinação de molas e espuma pode eventualmente melhorar a qualidade do sono das pessoas que beneficiam do bom apoio de um colchão de molas. Quanto maior for o número de molas, maior será o apoio. 
    •  Alguns colchões de molas proporcionam às pessoas que dormem de lado as zonas profundas dos ombros de que necessitam para um apoio extra. 
    • Alguns colchões de molas podem ser virados e, em muitos modelos, o conforto é mais firme num lado do que no outro. Como resultado, obtém-se essencialmente dois colchões num só. Isto pode ser vantajoso para os casais que têm necessidades de apoio diferentes.
    • Um colchão de molas oferece uma grande respirabilidade.

    Desvantagens de um colchão de molas

    • Alguns colchões de molas podem parecer mais vivos do que outros tipos de colchões. É mais provável que sinta os movimentos do seu parceiro num colchão de molas do que noutros tipos de colchões.
    • Um colchão de molas com molas Bonell pode fazer pequenos ruídos quando se move. Nos colchões de molas com molas ensacadas, cada mola individual é envolvida em pequenos sacos de tecido e, por isso, não faz barulho.

    3. Colchões de espuma

    Um colchão de espuma pode ser fabricado com várias camadas de diferentes tipos de espuma. Um colchão que tenha um núcleo de espuma de poliéter e uma camada de espuma viscoelástica, proporciona um grande conforto. A espuma viscoelástica permite que o colchão se molde ao seu corpo.

    Alguns colchões de espuma podem ser virados e, em muitos modelos, um lado do colchão é mais firme do que o outro. Isto permite-lhe ajustar um colchão de espuma às suas necessidades específicas de sono. 

    Vantagens de um colchão de espuma

    • Um colchão de espuma é muito adaptável. Alguns colchões de espuma quase envolvem o seu corpo.
    • Um colchão de espuma pode ser menos "vivo" do que um colchão de molas, o que significa que é menos provável que perturbe o seu parceiro durante a noite se se mexer e virar, e vice-versa. 

    Desvantagens de um colchão de espuma

    • A duração de vida de um colchão de espuma é mais curta do que a de um colchão de molas.
    • A espuma pode perder alguma da sua elasticidade e adaptabilidade ao longo do tempo. 

    4. Colchões de látex

    Um colchão de látex é um colchão de espuma que contém uma combinação de látex natural ou sintético e outros materiais.

    O látex é respirável e proporciona um bom apoio ao corpo. Um colchão de látex não se adapta ao seu corpo da mesma forma que um colchão de espuma viscoelástica.

    Um colchão de látex "empurra" um pouco o seu corpo para trás, dando-lhe uma sensação de relativa firmeza. Um colchão de látex é particularmente bom a dar apoio onde o maior peso é exercido contra ele, que é normalmente nos ombros e nas ancas. Isto ajuda muitas pessoas a ter um sono melhor e mais ergonómico, especialmente as que dormem de costas. 

    Vantagens de um colchão de látex

    • Os ácaros não podem viver num colchão de látex, por isso, se tem alergia aos ácaros, um colchão de látex pode ser o melhor colchão para si e ajudá-lo a ter uma melhor noite de sono.
    • O colchão de látex é feito de material natural e respirável, pelo que é uma boa solução para quem sente calor quando dorme.
    • Com zonas de apoio nas costas e na região lombar, o colchão de látex é uma boa escolha se dorme de costas. 

    Desvantagens de um colchão de látex

    • As pessoas que dormem de lado não terão tanto apoio para os ombros e as ancas.
    • Um colchão de látex pode ser mais caro do que outros tipos.

    5. O que deve ter em atenção ao escolher um colchão?

    O mais importante na compra de um novo colchão é encontrar um colchão que o faça sentir-se confortável e que o ajude a ter uma boa noite de sono [Qual o melhor colchão para mim?]

    Os factores a ter em conta incluem: a firmeza, o tamanho e o preço do colchão, bem como o seu peso corporal e o tipo de cama para o qual está a comprar um colchão.

    No capítulo seguinte, analisaremos todos os aspectos acima referidos para que possa tomar uma decisão informada quando estiver pronto para selecionar o colchão que melhor se adapta às suas necessidades.

    6. Qual deve ser a firmeza de um colchão?

    O seu peso e a forma do seu corpo ajudarão a determinar a firmeza do seu colchão. Regra geral, quanto maior for o seu peso, mais firme deve ser o colchão. Se tiver uma figura mais cheia, um colchão com zonas de apoio nos ombros e nas ancas é a escolha certa para si. Um colchão com zonas de apoio definidas garante que os seus ombros e ancas se afundam no colchão como devem e que a sua coluna permanece direita.

    O seu peso

    Firmeza do colchão

    Menos de 75 kg

    Se pesa menos de 75 kg, deve escolher um colchão de firmeza média.

    Entre 75-95 kg

    Se pesa entre 75 e 95 kg, deve escolher um colchão firme.

    Mais de 95 kg   

    Se pesa mais de 95 kg, deve escolher um colchão extra firme.

    7. O tamanho do colchão é importante

    Ao discutir o tamanho do colchão, também é importante considerar quantas pessoas vão dormir na cama e o espaço que tem em casa.

    Há uma série de tamanhos padrão que pode utilizar como guia.

    Que tamanho de colchão é melhor para si?

    Tamanho

    Melhor para

    90x190 cm / 90x200 cm (Colchão de solteiro/individual)

    Ideal para o quarto de hóspedes ou de crianças, onde não há espaço para uma cama larga. Uma cama de hóspedes tem normalmente 90x190 cm, pelo que um colchão de solteiro se adequa perfeitamente a um quarto mais pequeno.

    Os colchões de espuma são normalmente as soluções preferidas.

    Ver opções

    140x190 cm / 140x200 cm (Colchão de casal/duplo)

    Uma boa solução para jovens, adolescentes, solteiros ou casais que tenham um quarto pequeno. Também funciona bem em dormitórios ou casas de férias, onde não há espaço suficiente para uma cama mais larga.

    Ver opções

    150x190 cm / 150x200 cm (King size)

    160x190 cm / 160x200 cm

    Uma boa solução para os casais.

    Ver opções

    180x200 cm (Super king size)

    A melhor escolha para casais que vivem numa casa ou num apartamento maior. Um colchão super king size é também ideal se um dos cônjuges se mexer muito durante o sono. Com um colchão de 180x200 cm, há também muito espaço para as crianças que possam entrar à socapa durante a noite.

    Ver opções

    A sua altura é também um fator a ter em conta na escolha de um colchão. Regra geral, deve optar por um colchão que seja, pelo menos, 20 cm mais comprido do que a sua altura.

    Se dormir num colchão demasiado curto para si, as zonas de conforto incorporadas não se adaptarão ao seu corpo e não receberá o apoio de que necessita. Isto aplica-se tanto a quem dorme de costas como de lado.

    8. Escolha o colchão certo para a sua posição de dormir

    Quando falamos de posição de dormir, estamos a falar da posição em que adormece pela primeira vez. É a posição em que se consegue relaxar os músculos e cair num sono profundo. É precisamente esta sensação de relaxamento que lhe permite acordar descansado. Encontre um colchão que mantenha a sua coluna vertebral direita, quando se deita na sua posição de dormir preferida. O nosso pessoal qualificado da loja pode orientá-lo e ajudá-lo.

    9. Que colchão se adapta a que tipo de cama?

    As suas opções ao escolher um colchão dependem do tipo de colchão que considera mais confortável e do tipo de cama que já tem ou que tenciona comprar.

    No quadro abaixo, pode ver qual o colchão que melhor se adapta a diferentes tipos de camas.

    Tipo

    Colchão de molas

    Colchão de espuma

    Colchão de látex

    Estrutura de cama

    Cama continental

    Cama de hóspedes

    Beliche

    Tipo

    Colchão de molas

    Colchão de espuma

    Colchão de látex

    Estrutura de cama

    Cama continental

    Cama de hóspedes

    -

    Beliche

    10. Os melhores colchões

    Já deve ter reparado que existem muitos modelos por onde escolher. Por isso, ao comprar um colchão, o que deve procurar?

    Na JYSK, estamos sempre prontos para o ajudar e aconselhar na escolha do colchão, de modo a que o modelo escolhido corresponda às suas necessidades específicas, posição de dormir e orçamento.

    Também pode ler os nossos outros guias para obter mais sugestões e conselhos inspiradores sobre como criar o melhor ambiente de sono possível.

    Não se esqueça de complementar o seu colchão com um topper e um protetor de colchão. Um topper pode prolongar a vida útil do seu colchão. Um protetor de colchão tem uma função higiénica. Leia tudo sobre os toppers e os protetores de colchão no nosso guia.

    Saiba mais

    Guia de Descanso

    Qual o topper e protetor de colchão deve escolher? O guia completo

    5 dicas para acordar mais facilmente