- Home
- Inspiração
- Descanso
- Almofadas
- Quando deve substituir a sua almofada?
Quando deve substituir a sua almofada?
Ainda que a sua almofada pareça impecável e tão confortável como no dia em que a comprou, é bem provável que já seja necessário substitui-la, mesmo que ainda não se tenha apercebido. Mas como saber quando está na altura de comprar uma almofada nova?
Sinais de que precisa de uma almofada nova
Se questiona com que frequência deve trocar de almofada, por norma, devem substituir-se a cada dois anos. Três sinais de que precisa de uma almofada nova:
- Firmeza: a sua almofada perdeu a função de suporte e parece mais mole e achatada do que fofa.
- Aparência: a sua almofada apresenta manchas e/ou descoloração que não sai com a lavagem.
- Desgaste: existência de pequenos furos no tecido, costuras descosidas ou um aspeto gasto e envelhecido.

Se a sua almofada apresenta manchas e descoloração, o enchimento está distribuído de forma irregular ou a capa de tecido está desgastada, está na altura de comprar uma nova.
O mais importante é verificar o enchimento da sua almofada. Uma almofada que perdeu a sua função de suporte pode provocar dores no pescoço e nas costas e até dores de cabeça. Uma almofada perde a sua firmeza gradualmente, não é algo que se verifique de um dia para o outro. Corremos os risco de nos habituarmos ao desgaste da almofada que já não oferece o suporte necessário.
Como segurança, devemos considerar substituir a almofada após dois anos de utilização, mesmo que não seja evidente ou sinta uma alteração significativa.
As almofadas não duram para sempre
A sua almofada sofre mais desgaste do que o resto da sua cama.
Exemplos de causas de desgaste da almofada:
- A pressão da sua cabeça e da parte superior do corpo comprimem a almofada
- Maquilhagem, cremes de rosto e produtos para o cabelo afetam a almofada
- Deitar-se na almofada com o cabelo molhado
- O suor na almofada que é absorvido pelo material
Quais são os fatores que afetam a longevidade da sua almofada?
Independentemente da almofada que quer comprar, das muitas que estão disponíveis, deve ser espectável que dure no máximo dois anos. As almofadas mais básicas podem ter de ser substituídas com mais frequência do que as de gama alta.
Vamos analisar como se refletem as características de cada almofada na sua durabilidade:
- Altura: se procura uma almofada alta com muito enchimento e suporte, deve prestar especial atenção à qualidade. A diferença de qualidade da almofada pode impactar bastante a sua durabilidade. Quando compra uma almofada alta de gama inferior, o enchimento da almofada é feito com materiais de qualidade inferior. A resistência e durabilidade da fibras de qualidade inferior tendem a situar-se na parte inferior da escala.
- Enchimento: não há um tipo de enchimento mais duradouro do que outro. A durabilidade não se reflete no tipo de enchimento, mas antes na qualidade do enchimento. Quando compra uma almofada de qualidade superior, esta terá um enchimento com materiais que podem manter a resistência e suporte por mais tempo do que os modelos de qualidade inferior.
- Qualidade: uma das vantagens de pagar mais por maior qualidade é a durabilidade dos materiais. Quanto melhor é a qualidade da almofada, melhor é o enchimento e o tecido. O preço também é um indicador da durabilidade.
Como prolongar a vida útil da almofada?
Felizmente, existem medidas de podemos adotar para melhorar e manter a fofura e frescura da sua almofada:
- Arejar a almofada: a sua almofada irá manter-se mais fresca e leve se a arejar. Procure fazer do arejamento um hábito, idealmente todos os dias.
- Sacuda a almofada todos os dias: com uma sacudidela, o enchimento é reforçado. Contudo, nunca deve aspirar ou bater na almofada, pois ambos podem danificar a almofada.
- Colocar na máquina de secar: se secar a almofada na máquina de secar, de preferencia com duas bolas de secar, o enchimento será agitado, ajudando a almofada a recuperar o seu volume original. Como sempre, siga as instruções de lavagem na etiqueta.
- Cuidado com a sua colcha: é comum colocar a colcha por cima do edredão e da almofada logo após levantarmo-nos da cama. Depois de uma noite de descanso, a almofada provavelmente estará um pouco húmida de manhã. Por este motivo, o ideal será deixar a almofada descoberta para que possa secar durante o dia. Se a humidade não evaporar, a almofada pode ficar mole e fria da próxima vez que a utilizar. No pior dos casos, a almofada pode desenvolver bolor, o que deve ser evitado.
- Lavar a almofada: lembre-se sempre de seguir as instruções de lavagem na etiqueta da almofada. Penas e penugem aglomeram-se com o tempo, mas ao lavar e secar corretamente, as penas e a penugem serão soltas e redistribuídas.
Quando lavar a almofada é importante que se certifique de que está completamente seca antes de a utilizar. Pode não ser fácil e, por isso, deixamos uma dica: pese a sua almofada antes de a lavar e anote o peso. Depois de lavada e seca, pese-a novamente e compare com o peso inicial. Se for mais pesada, ainda deverá ter humidade no interior e requer mais tempo para que fique totalmente seca.
Na JYSK encontra almofadas com enchimento natural, enchimento de fibra e almofadas especializadas, por isso, independentemente do tipo de almofada que procura, certamente encontra uma que se enquadre nos seus requisitos. Se quiser saber mais sobre como escolher a melhor almofada, consulte o nosso guia sobre almofadas.