- Página inicial
- Inspiração
- Descanso
- Colchões & Camas
- O seu colchão deve ser macio, médio ou firme?

O seu colchão deve ser macio, médio ou firme?
Quando procura um colchão novo, uma das características mais importantes é a firmeza. A firmeza mais adequada é fundamental para um colchão confortável e que ofereça um bom suporte. Mas qual é a firmeza ideal para cada pessoa?
Na JYSK, dividimos os nossos colchões em quatro categorias: macio, médio-firme, firme e muito firme. A firmeza ideal varia de pessoa para pessoa e depende do seu tipo de corpo. No entanto, pode utilizar o seu peso como referência:
Um colchão macio é a opção ideal se pesar 70 quilos ou menos.
Um colchão de firmeza média é o mais indicado se pesar entre 70 e 85 quilos.
Um colchão firme é o mais indicado se pesar entre 85 e 95 quilos.
A importância da firmeza
Quando se deita de lado no colchão, o seu pescoço e coluna devem estar alinhados em linha reta. Isto significa que o seu colchão deve fornecer ao seu pescoço, costas e região lombar o apoio necessário, mas não em excesso. Deve também permitir que a zona dos ombros e das ancas ceda quando está deitado de lado. No entanto, nunca em demasia.
Se pesar cerca de 70 quilos, ao deitar-se num colchão firme ou muito firme, que não permita que o seu corpo ceda demasiado, a zona das ancas e dos ombros fará com que a sua coluna se arqueie de forma indesejada. Se se deitar num colchão macio, no entanto, permitirá que as suas ancas e ombros cedam mais e a sua coluna vertebral ficará alinhada.
Se pesar 95 quilos e se deitar de costas num colchão macio, este permitir-lhe-á ceder, deixando a sua coluna arqueada. Se se deitar num colchão muito firme, este dar-lhe-á o suporte adequado para as costas.
Zonas de conforto, camadas de conforto e perfis
Utilizar apenas o seu peso para determinar o nível certo de firmeza para o seu novo colchão pode não ser suficiente. Existem outros fatores importantes a considerar. Por exemplo, um colchão de espuma é bom a moldar-se ao seu corpo, o que pode criar uma sensação de afundamento.
Alguns colchões possuem zonas de conforto concebidas para proporcionar um apoio especial a diferentes partes do corpo, como a cabeça, os ombros, a região lombar, as ancas e as pernas. As zonas variam em firmeza para proporcionar um apoio lombar extra ou uma zona mais profunda para os ombros, por exemplo. Ao criar um suporte direcionado em áreas específicas, as zonas de conforto ajudam a melhorar o conforto geral, promovem uma posição saudável para dormir e reduzem os pontos de pressão.
Outros colchões têm até cinco camadas de conforto que determinam a sensação de profundidade do colchão. Uma camada de conforto é uma camada de um tipo específico de espuma que possui qualidades específicas. Por exemplo, a espuma viscoelástica AIR molda-se precisamente ao seu corpo, permitindo que este se deite confortavelmente no colchão. Distribui o seu peso uniformemente, o que ajuda a aliviar a pressão sobre os músculos e articulações. Uma camada de conforto composta por látex proporcionará uma sensação responsiva e elástica. A combinação destes dois tipos de espuma cria um suporte personalizado.
Na JYSK, encontrará colchões com uma combinação de zonas e camadas de conforto. Esta combinação afeta a forma como se afunda no colchão e, consequentemente, a qualidade do seu sono.
Zonas e camadas de conforto são especialmente importantes para encontrar um colchão ideal para a sua posição ao dormir. Quando falamos de posição ao dormir, referimo-nos à posição em que se deita ao adormecer. Regra geral, se adormece de lado, deve ter um colchão que permita que os ombros e as ancas cedam a espuma do colchão. Se adormece de costas, deve ter um colchão que ofereça suporte suficiente para a região lombar. Com a firmeza e a construção adequadas do colchão, estará mais confortável e, provavelmente, adormecerá mais rapidamente e sentir-se-á mais descansado ao acordar de manhã.
Material
As especificidades do colchão também contribuem para o conforto que proporciona. As variações na construção das camas e dos colchões podem fazer com que um colchão pareça mais firme ou mais macio do que o esperado. Por exemplo, podem existir diferenças na sensação dos diferentes tipos de espuma, algumas adaptam-se mais rapidamente ao seu corpo, enquanto outras demoram um pouco mais. Da mesma forma, diferentes tipos de molas comportam-se de forma diferente e oferecem diferentes tipos de conforto e firmeza.
Por exemplo, as molas ensacadas movem-se independentemente umas das outras, o que cria mais zonas de conforto para suportar o seu corpo e proporcionar um conforto profundo. As molas Bonell, por outro lado, não oferecem o mesmo conforto profundo e específico que as molas ensacadas. O tipo de mola do seu colchão influencia significativa a firmeza da sua cama.
O efeito de um topper
Os toppers não estão divididos em níveis de firmeza como os colchões de molas ou os colchões de espuma. No entanto, um topper colocado sobre um colchão normal pode oferecer essa sensação. Se tiver um colchão muito firme, pode suavizar a experiência utilizando o topper certo e vice-versa.
Para saber mais sobre que colchão escolher, consulte os nossos guias ou visite a loja JYSK mais próxima. Poderá testar diferentes opções e ser aconselhado sobre como escolher o colchão com base na sua posição de dormir e noutras preferências pessoais.

